4 Técnicas de Vendas que Cativam Clientes

4 Técnicas de Vendas que Cativam Clientes

Blog JotaPe

Toda venda exige uma decisão de compra que pode ser simples ou complexa. Isso porque existem consumidores que já chegam aos estabelecimentos com a certeza do que vão adquirir, mas também há quem precise de orientação e convencimento para decidir pelo item.

Para ambos os clientes, é preciso entender que determinadas técnicas de vendas podem ser mais eficazes para aumentar as chances de efetivar aquela compra. Com o intuito de te ajudar a ampliar seu negócio, vamos exemplificar 4 técnicas eficientes na hora de conquistar o consumidor.

Personalize o atendimento

Todo cliente gosta de se sentir exclusivo, único, principalmente se esse consumidor está em busca de produtos mais sofisticados. Por isso, trate cada cliente de forma personalizada. Chame-o pelo nome e crie uma relação de confiança, assim ele certamente se lembrará desse gesto e te procurará nas próximas compras.

Simplifique o atendimento

Entenda que é preciso simplificar o modo como você conversa com o consumidor. Não use termos técnicos ou tecnologias próprias de difícil entendimento. Se houver a necessidade de citá-las, explique sempre do que se trata e elenque seus benefícios.

O consumidor precisa entender que você está disposto a facilitar a conversa e mostrar de forma mais assertiva tudo o que ele pode conseguir ao adquirir aquele bem.

Crie empatia

Assim que o consumidor entra na loja ele se torna protagonista, é preciso analisar bem como ele se comporta, fala, o que procura e quais as dificuldades que já encontrou quando adquiriu um produto similar. Entenda seu gosto, descubra pelo que tem interesse genuíno, em qual profissão atua e as necessidade de seu dia-a-dia. Dessa maneira você criará uma espécie de sintonia com o usuário e conseguirá solucionar suas dúvidas de maneira mais eficiente.

Faça comparações pertinentes

Você é um expert em sua área de atuação e seu consumidor precisa perceber isso. No entanto, é preciso lembrar que existe uma linha tênue em se mostrar conhecedor e em ser arrogante. Por isso, tenha cuidado na hora de realizar as comparações entre produtos e marcas.

Perceba se a conversa está aberta para essa técnica e sempre que for falar de outros itens demonstre as características positivas de cada um, dando ênfase aquelas que servirão como um diferencial para determinado cliente, seja por conta de sua profissão ou estilo.

Para te ajudar a encontrar as técnicas certas de venda, a JotaPe oferece treinamento para vendedores, o que te possibilitará ampliar os conhecimentos tanto pela marca, como pela área de vendas de maneira mais ampla.